Mudança Climática: o problema do século
O planeta está aquecendo em ritmo acelerado, intensificando secas, tempestades e desastres naturais. A ação humana é a grande responsável, com emissões de CO2, desmatamento e poluição agravando o efeito estufa. O futuro depende de ação agora: reduzir emissões, preservar ecossistemas e adotar energia limpa são passos essenciais para frear essa crise.
Matheus Geraldi
3/7/2025


Com certeza você já deve ter ouvido falar das mudanças climáticas. O assunto está cada vez mais em voga. Ouvimos falar nos jornais, nas notícias, nos sites. Mas, o que de fato são as mudanças climáticas?
O que é a Mudança Climática?
Mudanças climáticas são variações nas condições climáticas que conhecemos como típicas para a nossa região, país e planeta.
Por exemplo, se em uma determinada cidade, era comum ter os meses de setembro e outubro chuvosos, e os meses de dezembro e janeiro ensolarados, esse padrão pode mudar e até ser trocado com as mudanças climáticas. Em uma ideia mais geral, as mudanças e variações acontecem no que nós humanos chamamos de características climáticas. A temperatura do ar é uma dessas características, e ela influencia não só na temperatura percebida por nós (as famosas máximas e mínimas), mas também, em uma escala mais global, na dinâmica dos ventos, modificando a frequência de ciclones, enxurradas, e outros eventos que chamamos de extremos.
Em resumo, as mudanças climáticas são variações aquecimento ou resfriamento global, bem como em alterações nos padrões de chuvas (precipitação), frequência de eventos extremos, e no comportamento dos oceanos e ventos.
Já aconteceu antes?
Alguns negacionistas clamam que o que estamos vivendo é um efeito natural do planeta. De fato, é. Essas mudanças ocorrem naturalmente no ciclo de vida do planeta, as vezes resfriando a superfície e outras aquecendo-a. Porém, o que estamos vivendo agora é um aquecimento global com efeito acelerado pelas ações humanas (chamadas ações antrópicas). Ou seja, o aquecimento global iria acontecer naturalmente e muito devagar, no entanto, está acontecendo muito mais rápido devido ao impacto do nosso estilo de vida no planeta. Alguns pesquisadores chamam o período que estamos vivendo de antropoceno.
É preciso entender que esse ritmo acelerado de aquecimento não nos dá a chance das formas de vida se adaptarem. E aí que mora o perigo.
Porque isso é um problema?
O aumento da temperatura média global leva a consequências em todo o planeta:
eventos climáticos extremos ficam mais intensos e mais frequentes. Secas prolongadas, inundações, furacões e ondas de calor e ondas de frio.
Afetar o agro, a produção de comida
Derretimento de geleiras, aumento do nível do mar, acidificação dos oceanos
As mudanças climáticas representam um desafio global, pois afetam a biodiversidade, a agricultura, a disponibilidade de água e a saúde humana, e exigem ações coordenadas para mitigação (redução das emissões de gases de efeito estufa) e adaptação (preparação para enfrentar os impactos inevitáveis).
Segundo o IPCC, os principais efeitos das mudanças climáticas é que os eventos extremos serão mais intensos e mais frequentes. Por eventos extremos entendemos as secas, as enxurradas, ondas de calor e ondas de frio.
Pra entender mudanças climáticas, precisamos entender o que é o efeito estufa.
O efeito estufa é um processo natural que permite a vida no planeta. O Efeito Estufa nada mais é do que a retenção do calor vindo do Sol na atmosfera. Ele acontece pois a radiação do sol (na forma de calor), atinge a superfície da Terra e é refletida, mas antes de sair da atmosfera, ela encontra barreiras (como vapor de água em nuvens e outros gases), e então, o calor acaba ficando em grande parte retido na atmosfera, permitindo que a superfície do planeta mantenha uma faixa de temperatura adequada para as espécies. O dióxido de carbono (CO2) é um desses gases que forma uma barreira para o calor sair. Dessa forma, o aumento da concentração de CO2 na atmosfera aumenta o efeito estufa, e, por consequência, aumenta a temperatura média terrestre.
Mas não é só o CO2 que é um problema. Outros gases como o metano e óxido nitroso também corroboram para o efeito estufa e alguns poluentes se degradam e viram CO2 depois. Além disso, o vapor da água é um grande causador do efeito estufa.
O que causam as mudanças climáticas
Tudo o que agrava o efeito estufa. Ou seja, tudo o que emite grandes poluentes para a atmosfera, especialmente na forma de CO2. As principais coisas que emitem CO2 na atmosfera são:
Queima de combustíveis (petróleo, carvão e gás) → O que isso quer dizer?
Uso de gasolina, álcool, gás… O transporte com carros, por exemplo.
Uso de combustíveis para gerar energia → a energia que nós usamos em casa (eletricidade), vem de usinas geradoras, e algumas delas queimam carvão ou gás para gerar eletricidade.
Degradação da natureza
Desmatamento
Poluição
Atividades industriais. Essas ações aumentam a concentração de gases, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, na atmosfera, e acabam por aumentar o de efeito estufa.
Referências
THUNBERG, Greta. O Livro do Clima. 1ª Edição. São Paulo. Companhia das Letras. 2023.
Fonte da imagem: https://www.climatechange.environment.nsw.gov.au/impacts-climate-change/built-environment/urban-heat